Resumo
O papel e o impacto social das universidades estão presentes na análise de pesquisadores, políticos e líderes a nível mundial de modo crescente. O objetivo fundamental deste artigo é descrever as principais iniciativas internacionais e redes interuniversitárias que têm contribuído para o fortalecimento da responsabilidade social universitária nas últimas décadas, desenvolvendo una revisão da literatura e páginas web associadas a cada uma das instâncias identificadas. Na primeira parte, são analisadas as principais iniciativas globais dependentes de organizações internacionais, enquanto que na segunda, são expostos exemplos de redes interuniversitárias desenvolvidas em Ibero - América. A principal conclusão é que a influência da UNESCO na incorporação da responsabilidade social no âmbito universitário tem sido fundamental nos últimos dez anos, porém, a maioria dos sistemas universitários ibero-americanos não incorpora um comportamento socialmente responsável como uma variável explícita no seu funcionamento.
Referências
ABOITES, H. (2010). La educación superior latinoamericana y el proceso de Bolonia: de la comercialización a la adopción del proyecto Tunning de competencias, en: Revista Educación Superior y Sociedad, vol.15, Nº1 :25-44.
ALDEANUEVA, I.; JIMÉNEZ, J. (2013). Experiencias internacionales en materia de responsabilidad social universitaria, en: Revista Visión de Futuro, Año 10, Vol.17, N°1 :.1-16.
AUSJAL (2009). Presentación sintetizada del sistema de autoevaluación y gestión de la responsabilidad social universitaria en AUSJAL. Documento de Internet. [Acceso: 01 de octubre de 2015]
BENEITONE, P.; ESQUETINI, C.; GONZÁLEZ, J.; MARTY, M.; SIUFI, G.; WAGENAAR, R. (Ed.)(2007). Reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina. Informe final Proyecto Tunning América Latina. Bilbao: Universidad de Deusto.
CALDERÓN, A.; PEDRO, R.; VARGAS, M. (2011). Responsabilidade social da Educação Superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco, en: Interface Comunicação Saúde Educação, vol.15, N°39 :1185-98.
CARDONA, E. (2010). Estrategias para la materialización de las políticas de responsabilidad social universitaria, en el marco de los programas regionalizados, en: Revista Estudios de Derecho, vol. LXVII, Nº149 :165-188.
CASTRO, E. (2013). La responsabilidad social en las universidades iberoamericanas. Cádiz: Universidad de Cádiz.
CHÁVEZ, D. (2012). Contribución de los diversos sectores al trabajo de formación de las universidades: Principios para la educación responsable en gestión como herramienta de apoyo a las universidades, pp.73-96. En: LICHA, I. (Comp.) Enseñanza de la responsabilidad social empresarial Retos de las universidades en Iberoamérica. Buenos Aires: PNUD.
CUADRAO, E. (2012). Docencia e investigación en responsabilidad social empresarial en España, pp.257-277. En: LICHA, I. (Comp.) Enseñanza de la responsabilidad social empresarial Retos de las universidades en Iberoamérica. Buenos Aires: PNUD.
DE LA CRUZ, C.; SASIA, P. (2008). La responsabilidad de la universidad en el proyecto de construcción de una sociedad, en: Revista Educación Superior y Sociedad, 13(2) :17-52.
DUCCI, M. (2012). Principales tendencias en docencia e investigación en RSE. El caso de Chile, pp.279-305. En LICHA, I. (Comp.) Enseñanza de la responsabilidad social empresarial Retos de las universidades en Iberoamérica. Buenos Aires: PNUD.
FORO DE LOS CONSEJOS SOCIALES DE LAS UNIVERSIDADES ANDALUZAS (2011). La Comunidad Universitaria andaluza ante la responsabilidad social: un estudio de opinión. [Acceso: 01 de octubre de 2015] http://rsuniversitaria.org.mialias.net/web/images/stories/libro/InfFOROSMod2.pdf
FORO DE LOS CONSEJOS SOCIALES DE LAS UNIVERSIDADES ANDALUZAS (2009). Responsabilidad social del sistema universitario andaluz. Síntesis del informe de la memoria del proyecto. [Acceso: 01 de octubre de 2015] http://rsuniversitaria.org/web/images/stories/librocompleto.pdf
GAETE, R. (2014). La responsabilidad social universitaria como política pública: un estudio de caso, en: Revista Documentos y aportes en Administración Pública y Gestión Estatal, vol.14, N°22 :103-127.
GAETE, R. (2011). La responsabilidad social universitaria como desafío para la gestión estratégica de la Educación Superior: el caso de España, en: Revista de Educación, N°355 :109-133.
GARGANTINI, D. (2014). Estado de la responsabilidad social universitaria – El aporte de AUSJAL a la institucionalización del enfoque en América Latina, en: Cuadernos de RSO, vol.2, N°1, :17-35.
GLOBAL COMPACT (2008). A global initiative- A global agenda. Naciones Unidas. Documento de Internet. [Acceso: 01 de octubre de 2015] http://www.unprme.org/resource-docs/PRMEBrochureFINALlowres.pdf
GLOBAL COMPACT (2007). Principios para una educación responsable en gestión, Naciones Unidas. Documento de Internet. [Acceso: 01 de octubre de 2015] http://www.unprme.org/resource-docs/EDUCACIONRESPONSABLEPRMEencastellano.pdf
GONZÁLEZ, J.; MARTOS, M.; DE MAGALHAES, C.; ZELAYA, L. (2010). Responsabilidad social en la universidad: experiencias y modelos, pp.189-232. En: DE LA CUESTA, M.et al. (Coord.) Responsabilidad Social Universitaria. La Coruña: Netbiblo.
JIMÉNEZ, M. (2002). Educar para la responsabilidad social. Santiago de Chile: Corporación Participa. [Acceso: 25 de septiembre de 2014] http://www.spring-alfa-pucv.cl/wp-content/uploads/2013/03/Educar-para-la-responsabilidad-social-universitaria-Monica-Jimenez.pdf
LICHA, I. (2012). La responsabilidad social de la educación superior, pp.519-537. En: LICHA, I. (Comp.) Enseñanza de la responsabilidad social empresarial Retos de las universidades en Iberoamérica. Buenos Aires: PNUD.
MARTÍ, J.; GAETE, R.; PUERTA, I.; MARTÍ, M. (2014). Responsabilidad social y ética en educación superior: marcos y experiencias, pp.19-37. En: HIRSCH, A. y LÓPEZ, R. (Coord.) Ética profesional en educación superior. Finalidades, estrategias y desafíos de la formación. Sinaloa: Ediciones del Lirio.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN (2010). Estrategia Universidad 2015. El camino para la modernización de la universidad. Gobierno de España. [Acceso: 01 de octubre de 2015] https://www.uab.cat/doc/DOC_cei_estrategia2015_edicio2010
MUÑOZ, A. ; SOBRERO, V. (2006). Proyecto Tunning en Chile Análisis de procesos de internacionalización de la educación superior, en: Revista Calidad en la Educación, Nº24,:249-271.
SCHWALB, M. (2012). Un modelo educativo para la formación de líderes de empresas socialmente responsables. La experiencia de la Universidad del Pacífico, pp.497-515. En: LICHA, I. (Comp.) Enseñanza de la responsabilidad social empresarial Retos de las universidades en Iberoamérica. Buenos Aires: PNUD.
UNESCO (2009). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior 2009: La nueva dinámica de la Educación Superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo, Comunicado de Prensa. [Acceso: 01 de octubre de 2015]
http://www.unesco.org/education/WCHE2009/comunicado_es.pdf
UNESCO (1998). Autonomía, responsabilidad social y libertad académica, VII Conferencia Mundial de Educación, Paris Francia. [Acceso: 01 de octubre 2015]
http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001135/113549so.pdf
VALLAEYS, F.; DE LA CRUZ, C.; SASIA, P. (2009). Responsabilidad social universitaria. Manual de primeros pasos. México D.F.: Mc Graw Hill.
Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.