Redes sociais na Educação e propostas metodológicas para seu estudo
PDF ()

Palavras-chave

aprendizagem
redes sociais
métodos de investigação

Como Citar

Pérez Alcalá, M. D. S., Ortiz Ortiz, M. G., & Flores Briseño, M. M. (2015). Redes sociais na Educação e propostas metodológicas para seu estudo. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 26(50), 188–206. Obtido de https://pcient.uner.edu.ar/index.php/cdyt/article/view/53

Resumo

Este trabalho proporciona uma análise para conceituar as redes sociais e as comunidades educativas, discutir sua importância e apresentar algumas estratégias metodológicas para seu estudo nesse âmbito, com ênfase na interação e a comunicação. Na atualidade, as redes sociais crescem de maneira acelerada em diversos contextos, incluindo a educação. As instituições educativas têm manifestado interesse em incorporar as redes sociais como apoio aos processos formativos de alunos e professores. As ações até o momento não têm sido generalizadas, por isso é que surge a inquietude de realizar investigações que deem conta dos pontos fortes e fracos da pertinência e o impacto da sua utilização para tais fins.

PDF ()

Referências

ABUIN, N. (2009). Las redes sociales como herramienta educativa en el ámbito universitario. Disponible en: <http://moodle.upm.es/adamadrid/file.php/

/web_IV_jornadas_ADA/ comunicaciones/30_Abuin.pdf> [15 de mayo de 2014].

BLUMER, H. (1982). El interaccionismo simbólico: Pensamiento y perspectiva. Barcelona, España: Hora.

BOYD, D.; ELLISON, N. (2007). Social network sites: Definitión, history, and scholarship, Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 11. Disponible en: < http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/

boyd.ellison.html> [20 de mayo de 2014].

BUENO, L. (2013). Innovar el proceso educativo: la construcción de los sujetos. México: Juan Pablos Editor.

CARRIÓN, C. (2007). Educación para una sociedad del conocimiento, Comité Regional Norte de Cooperación con la UNESCO. Disponible en: [30 de mayo de 2014].

CUAUTLE, O. (2011). Uso de las redes como estrategia de aprendizaje con estudiantes del bachillerato en general de Puebla. Una experiencia de estudio en el BGO “San Andrés”. Ponencia Entornos virtuales. Congreso Nacional de Investigación Educativa. Secretaria de Educación Pública del Estado de Puebla. México. Disponible en: < http://www.comie.

org.mx/congreso/ memoriaelectronica/ v11/docs/area_07/1841.pdf> [22 de mayo de 2014].

COBO, C.; PARDO, H. (2007). Planeta Web 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food. Grup de Recerca d'Interaccions Digitals, Universitat de Vic. México: Flacso.

DE HARO, J. (2010). Redes sociales en educación. Barcelona: Colegio Amor de Dios. Disponible en: <http://www.educando/rddw/guiadidactica/ c)%20Recursos%20actividades%20pedagogicas%20TIC/

Redes%20Sociales/redes_sociales_educacion.pdf> [24 de mayo de 2014].

ESPUNY, C.; GONZÁLEZ, J.; LLEXIÁ, M.; GISBERT, M. (2011). Actitudes y expectativas del uso educativo de las redes sociales en los alumnos universitarios. Revista de la Universidad y Sociedad del Conocimiento, 8 (1). Disponible en: < http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/ rusc/article/v8n1-espuny-gonzalez-lleixa-gisbert/v8n1-espuny-gonzalez-lleixa-gisbert> [28 de abril de 2014].

FERNÁNDEZ, I. (2007). Potencialidad educativa de las redes sociales. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo. España: Universidad Extremadura. Disponible en: <http://www.ride.org.mx/ pdf/globalizacion/02_globalizacion.pdf> [7 de mayo de 2014].

GARCÍA, J.; ÁLVAREZ, G. (2008, octubre). Reconfiguración como sujetos de comunicación: Implicaciones para los ambientes virtuales con fines educativos. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 5(2). Disponible en: http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v5n2-garcia-alvarez [3 de marzo de 2014].

GARCÍA, S. A. (2008). Las redes sociales como herramientas para el aprendizaje colaborativo, una experiencia en facebook. Universidad Andrés Bello Chile. Disponible en: http://www.mentalidadweb.com/wp-content/ uploads/2008/07/ comunicacion_facebook_annagarciasans.pdf [12 de abril de 2014].

GOFFMAN, E. (2006). La presentación de la persona en la vida cotidiana. (6º. Reimpresión). Argentina: Amorrortu,

GÓMEZ, J.; REDONDO, C. (2011). Las redes sociales como fuente de conocimiento en la enseñanza primaria. XII Congreso Internacional de Teorías de la Educación. Universidad de Barcelona. España. Disponible en: <http://www.cite2011.com/ Comunicaciones/ TIC/150.pdf> [3 de junio de 2014].

GÓMEZ, M.; ROSES, S.; FARÍAS, P. (2012). El uso académico de las redes sociales en universitarios. Revista Científica de Comunicación y Educación. Málaga, España. Disponible en: <http://www.revista

comunicar.com/pdf/preprint/38/14-PRE-13426.pdf> [4 de abril de 2014].

HERNÁNDEZ, S. (2008). El modelo constructivista con las nuevas tecnologías: aplicado en el proceso de aprendizaje. RUSC. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento. (5) 2, pp.26-35. Disponible en: http://www.uoc.edu/rusc/5/2/dt/esp/hernandez.pdf [15 de mayo de 2014].

MORENO, M. (2004a). Aprendizaje colaborativo y redes del conocimiento. En: Actas de las IX Jornadas Andaluzas de Organización y Dirección de Instituciones Educativas. Granada: Grupo Editorial Universitario. pp. 55-70.

MORENO, M. (2004b). Nuevos rumbos para la educación. Cuando las brechas se vuelven caminos. Guadalajara, México: Universidad de Guadalajara.

NASO, F.; BALBI, L.; DI GRAZIA, N.; PERI, J. (s.f.). La importancia de las redes sociales en el ámbito educativo. Universidad Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires Escuela de Tecnologías. España. Disponible en: <http://teyet2012.et.unnoba.edu.ar/ wp content/uploads/2012/08/4646.pdf> [12 de abril de 2014].

ROIZ, M. (1989). La familia, desde la teoría de la comunicación de Palo Alto. Revista REIS, 48/49, pp. 117-136. Disponible en:

descarga/ articulo/249259.pdf> [3 de marzo de 2014].

STATISTA (2015). Leading social networks worldwide as of January 2015, ranked by number of active users (in millions). Disponible en: http://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/ [9 de marzo de 2015]

WATZALAWICK, O.; HELMICK, J.; JACKSON, D. (1985). Teoría de la comunicación humana. Interacciones, patologías y paradojas. Madrid, España: Herder.

WORLD STATS (IWS) (2014). Estadísticas de la población mundial y usuarios de Internet. Disponible en: http://www.internetlivestats.com/internet-users/ [8 de mayo de 2014].

 Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##