Experiência escolar sobre o papel socioeducativo dos clubes ambientais no ensino de Ciências Naturais
PDF (Español (España))

Palavras-chave

educação ambiental
problemas socioambientais
experiências didáticas

Como Citar

Amatta, E. del V., Asunto, P. ., De Los Ríos, C. ., Ormeño, L., & Campos, V. (2024). Experiência escolar sobre o papel socioeducativo dos clubes ambientais no ensino de Ciências Naturais. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 35(70 (ene-abr). https://doi.org/10.33255/3570/1669

Resumo

Os clubes ambientais escolares funcionam como uma sala de aula interdisciplinar aberta, permitindo a troca de conhecimentos com diferentes atores da sociedade e da escola. O objetivo deste trabalho foi vincular o conhecimento dos alunos da Escola Agrotécnica Zonda, província de San Juan, com a comunidade através do clube ambiental escolar, para conscientizar sobre os problemas socioambientais locais. Para isso, utilizou-se uma metodologia ativo-participativa por meio de diferentes oficinas de participação. Como resultado, foram obtidas propostas e ações concretas para reciclagem e conservação de recursos. A educação ambiental, por meio de práticas socioeducativas no âmbito dos clubes escolares, promove a conscientização dos alunos e da comunidade sobre os problemas ambientais.

https://doi.org/10.33255/3570/1669
PDF (Español (España))

Referências

ACEVEDO, C.; Porro, S. y Adúriz-Bravo, A. (2013). Concepciones epistemológicas, enseñanza y aprendizaje en la clase de ciencias. Tecné, Episteme y Didáxis, (34), 43-58.

ARGÜELLO, L.; Caminos, S. y Paván, F. (2018). Rescate de saberes, conservación del agua y la biodiversidad desde la escuela. Revista de Educación en Biología, 21(2), 50-61. https://doi.org/10.59524/2344-9225.v21.n2.24533

BERI, C. (2022). Reinventar la educación ambiental en las escuelas primarias de la provincia de Buenos Aires (Argentina): resultados de una indagación exploratoria. Revista de Educación en Biología, 25(1), 20-33. https://doi.org/10.59524/2344-9225.v25.n1.32937

ERREGUERENA, F. (2020). Las prácticas sociales educativas en la universidad pública: una propuesta de definición y esbozo de coordenadas teóricas y metodológicas. Masquedós 5(5), 1-17. https://ojs.extension.unicen.edu.ar/index.php/masquedos/article/view/102/41

HITE, R. y White, J. (2022). University-Facilitated Environmental Club Influences on Upper-Elementary Hispanic Students' Knowledge, Agency, and Ecological Worldviews of Distal Environmental Issues. Children, Youth and Environments, 32(2), 81-111. https://doi.org/10.1353/cye.2022.0016.

HOUMAM, L. y Aomar, I. (2023). Effects of School-based Environmental Clubs: Fostering Environmental Awareness and Strengthening Eco-citizen Behaviors Among Students. Journal of Law and Sustainable Development, 11(12), e1775. https://doi.org/10.55908/sdgs.v11i12.1775

MANRIQUE, J.C.; Ortiz, S.G.; Villavicencio, H.J. y Blanco, V. (2019). Estructura y abundancia de un ensamble de aves del Parque Provincial Presidente Sarmiento, San Juan. Multequina, 28, 29-45. www.redalyc.org/journal/428/42862466007/html/

MONTANI, M.C. y Gili Diez, V. (2021). Tejiendo prácticas socio-educativas: tramas y nudos de una experiencia en construcción. Encuentro de Saberes, (10), 17-26. Recuperado de: http://revistas.filo.uba.ar/index.php/encuentrodesaberes/article/viewFile/3923/2618

NACIONES UNIDAS (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe (LC/G.2681-P/Rev.3). https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40155/24/S1801141_es.pdf

ORTIZ, S.G.; Martínez Carretero, E.E. y Asunto, P. (2016). La educación ambiental en la escuela del S XXI: Marco para la conservación de los recursos naturales y el ambiente en América Latina. En E.E. Martínez Carretero y A. García. (eds.), San Juan Ambiental (pp. 449-458). Universidad Nacional de San Juan. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/129023/CONICET_Digital_Nro.f3d3b201-814f-4a57-b8dc-1b560cf6cbd2_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y

RIVAROSA, A.; García, D.; Romero Cuevas, R.M.; Menegaz, A. y Trellez, E. (2009). Pedagogía Ambiental. Territorio-Identidad-Emancipación. VI Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental: “Enriqueciendo las propuestas educativo-ambientales para la acción colectiva”, pp. 33-44. https://bvearmb.do/handle/123456789/1968

RUIZ‐MALLEN, I.; Barraza, L.; Bodenhorn, B. y Reyes‐García, V. (2009). Evaluating the impact of an environmental education programme: an empirical study in Mexico. Environmental Education Research, 15(3), 371-387. https://doi.org/10.1080/13504620902906766

SEPÚLVEDA HERNÁNDEZ, E. y Martínez, X.Ú. (2019). Características de las prácticas socioeducativas que abordan el cambio ambiental global en contextos de desastres socio-naturales. Universidad y Sociedad, 11(4), 310-318. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus

STERLING, S.R. y Orr, D. (2001). Sustainable education: Re-visioning Learning and Change (vol. 6). Totnes: Green Books for the Schumacher Society.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

Direitos de Autor (c) 2024 Emilce del Valle Amatta, Patricia Asunto, Claudia De Los Ríos, Leandro Ormeño, Valeria Campos

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##