Gestão da avaliação do desempenho docente em salas de aula virtuais de um projeto de blended learning
PDF ()

Palavras-chave

Gestão institucional
Avaliação docente
Ambientes virtuais de aprendizagem
Blended learning
Qualidade da educação

Como Citar

Salinas, M. I. (2016). Gestão da avaliação do desempenho docente em salas de aula virtuais de um projeto de blended learning. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 28(54). Obtido de https://pcient.uner.edu.ar/index.php/cdyt/article/view/222

Resumo

Este trabalho descreve as características de um sistema de avaliação das práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula virtuais de duas titulações bimodais de um centro universitário. Da perspectiva da gestão institucional, são analisadas as principais notas assumidas por este sistema em suas fases de ideação, desenvolvimento, implementação e meta-avaliação. Foi realizado um estudo de caso único, intrínseco, de tipo descritivo e com base em uma abordagem qualitativa. A análise permite destacar pontos fortes e fracos do sistema, e propor estratégias institucionais de intervenção voltadas para a sua otimização.

PDF ()

Referências

ALTBACH, P. G.; REISBERG, L. y RUMBLEY, L. E. (2009). Tras la pista de una revolución académica: Informe de las tendencias actuales para la Conferencia Mundial sobre la Educación Superior organizada por la UNESCO en 2009. Resumen ejecutivo. París: UNESCO. Disponible en: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001831/183168s.pdf> [23 de marzo de 2016].

BATES, A. W. (2001). Cómo gestionar el cambio tecnológico. Estrategias para los responsables de centros universitarios. Barcelona: Gedisa.

BATES, A. W.; SANGRÀ, A. (2012). La gestión de la tecnología en la Educación Superior. Estrategias para transformar la enseñanza y el aprendizaje. Barcelona: Octaedro-Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad de Barcelona.

CALDERON PATIER, C.; ESCALERA IZQUIERDO, G. (2008). La evaluación de la docencia ante el reto del Espacio Europeo de Educación Superior (EEES), en: Educación XXI, 11: 237-256. Disponible en: <http://revistas.uned.es/index.php/educacionXX1/article/view/316/272> [30 de marzo de 2016].

CASTRO MONGE, E. (2010). El estudio de casos como metodología de investigación y su importancia en la dirección y administración de empresas, en: Revista Nacional de Administración, 1 (2), 31-54. Disponible en: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3693387> [20 de abril de 2016].

CID SABUCEDO, A.; PÉREZ ABELLÁS, A. y ZABALZA BERAZA, M. A. (2013). Las prácticas de enseñanza realizadas/observadas de los “mejores profesores” de la Universidad de Vigo. Educación XX1, 16 (2), 265-296. Disponible en: <http://revistas.uned.es/index.php/educacionXX1/article/view/10342/9880> [18 de abril de 2016].

CONSEJO SUPERIOR DE LA PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATOLICA ARGENTINA “SANTA MARIA DE LOS BUENOS AIRES” (2011). Proyecto Institucional 2011-2016. Disponible en: http://www.uca.edu.ar/uca/common/grupo3/files/UCA-Proyecto-Institucional-2011-2016.pdf [6 de abril de 2016].

DE MIGUEL DÍAZ, M. (2003). Evaluación y mejora de la actividad docente del profesorado universitario, en: Educación Médica, 6 (3): 34-37. Disponible en: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1575-18132003000300012> [30 de marzo de 2016].

DUART, J. M.; LUPIÁÑEZ, F. (2005a). La perspectiva organizativa del e-learning. Introducción, en: Duart, J. M.; Lupiáñez, F. (coords.). Las TIC en la universidad: estrategia y transformación institucional [monográfico en línea], en: RUSC. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 2 (1): 1-4. Disponible en: <http://rusc.uoc.edu/index.php/rusc/article/view/v2n1-perspectiva-organizativa-elearning/v2n1-introduccion> [24 de marzo de 2016].

DUART, J. M.; LUPIÁÑEZ, F. (2005b). E-strategias en la introducción y uso de las TIC en la universidad, en: Duart, J. M.; Lupiáñez, F. (coords.). Las TIC en la universidad: estrategia y transformación institucional [monográfico en línea], en: RUSC. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 2 (1), 5-31. Disponible en: <http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/243> [19 de abril de 2016].

DUART, J. M.; MARTÍNEZ, M. J. (2001). Evaluación de la calidad docente en entornos virtuales de aprendizaje. UOC. Universitat Oberta de Catalunya. Disponible en: <http://www.uoc.edu/web/esp/art/uoc/0109041/duartmartin.html> [31 de marzo de 2016].

ELLSWORTH, J. B. (2000). Managing innovation and change, en: A Survey of Education Change Models: 153-166. Disponible en: <http://www.unescobkk.org/fileadmin/user_upload/ict/e-books/ICT_Teacher_Education/Teacher_Ed-_ChapterVII.pdf>[19 de abril de 2016].

EPPER, R. M.; BATES, A. W. (2004). Enseñar al profesorado cómo utilizar la tecnología. Buenas prácticas de instituciones líderes. Barcelona: Editorial UOC.

FLICK, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Morata.

GARCÍA ARETIO, L. (coord.); RUIZ CORBELLA, M. y DOMÍNGUEZ FIGAREDO, D. (2007). De la educación a distancia a la educación virtual. Barcelona: Ariel.

GONZALEZ SUCH, J. (2003). Modelos, procedimientos e instrumentos de evaluación de la actividad docente, en: Educación Médica, 6 (3): 32-33. Disponible en: <http://scielo.isciii.es/pdf/edu/v6n3/ponenciaiv_1.pdf> [31 de marzo de 2016].

INSTITUTO INTERNACIONAL DE PLANEAMIENTO DE LA EDUCACION IIPE-UNESCO (2007). Herramientas para la gestión de proyectos educativos con TIC. Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación IIPE-UNESCO. Disponible en: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001580/158068s.pdf> [28 de marzo de 2016].

JORNET, J. M.; SUÁREZ, J. M.; GONZÁLEZ, J. y PÉREZ, A. (1996). Evaluación de la Actividad Universitaria, en: QUINTÁS, G. (ed.). Reforma y evaluación de la Universidad: 189-243. Valencia: Universidad. Disponible en: <http://www.uv.es/~gem/archivos/Evaluacion_actividad_universitaria.pdf> [30 de marzo de 2016].

LLORENTE CEJUDO, M. del C. (2008). Blended Learning para el aprendizaje en nuevas tecnologías aplicadas a la educación: un estudio de caso. Universidad de Sevilla, Biblioteca, Tesis doctorales. Disponible en: < http://fondosdigitales.us.es/tesis/tesis/656/blended-learning-para-el-aprendizaje-en-nuevas-tecnologias-aplicadas-a-la-educacion-un-estudio-de-caso/> [24 de marzo de 2016].

MATEO, J. (2000). La evaluación del profesorado y la gestión de la calidad de la educación. Hacia un modelo comprensivo de evaluación sistemática de la docencia, en: Revista de Investigación Educativa, 18 (1): 7-34. Disponible en: <http://revistas.um.es/rie/article/view/121451/114141> [31 de marzo de 2016].

MUÑOZ CANTERO, J. M.; RIOS DE DEUS, M. P. y ABALDE, E. (2002). Evaluación docente vs. Evaluación de la calidad, en: Revista Electrónica de Investigación y evaluación educativa (RELIEVE), 8 (2): 103-134. Disponible en: <http://www.uv.es/RELIEVE/v8n2/RELIEVEv8n2_4.pdf> [29 de marzo de 2016].

POZO MUÑOZ, C.; GIMÉNEZ TORRES, M. L. y BRETONES NIETO, B. (2009). La evaluación de la calidad docente en el nuevo marco del EEES. Un estudio sobre la encuesta de opinión del Programa DOCENTIA-ANDALUCIA, en: XXI, Revista de Educación, 11: 43-64. Disponible en: <http://tecnologiaedu.us.es/mec2011/htm/mas/5/51/14.pdf> [30 de marzo de 2016].

RAMA, C. (2014). La virtualización universitaria en América Latina, en: RUSC. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 11 (3): 33-43. Disponible en: <http://journals.uoc.edu/index.php/rusc/article/view/v11n3-rama/v11n3-rama-es> [24 de marzo de 2016].

RIZO MORENO, H. E. (2004). Evaluación del docente universitario. Una visión institucional, en: Revista Iberoamericana de Educación, 34 (4). Disponible en: <http://rieoei.org/edu_sup34.htm> [31 de marzo de 2016].

RUBIO, M. J. (2003). Enfoques y modelos de evaluación del e-learning, en: Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa (RELIEVE), 9 (2): 101-120. Disponible en: http://www.uv.es/RELIEVE/v9n2/RELIEVEv9n2_1.pdf [28 de marzo de 2016].

SILVIO, J. (2000). La virtualización de la Universidad: ¿Cómo transformar la educación superior con la tecnología? Caracas: UNESCO-IESALC. Disponible en: <http://tecnologiaedu.us.es/cuestionario/bibliovir/La_virtualizacion_univ.pdf> [23 de marzo de 2016].

STAKE, R. E. (1999). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.

 Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##