Resumo
São descritas práticas de escrita desenvolvidas por professores praticantes durante o ditado da matéria [siguen nombre de la materia, carrera y universidad- información suprimida en resguardo del anonimato]. Os textos documentam decisões relativas ao registro de observações em campo, planejamento de sequências, métodos de análise de práticas, formas de reflexão sobre o trabalho docente. A sistematização das práticas, seu registro e análise nos permite reconhecer uma rede de significados negociados nas interações cotidianas, compartilhada em uma sala de aula virtual onde convergem múltiplos cenários do sistema educativo. A análise dos textos revela um problema comum: a dificuldade de articulação conceitual e metodológica de objetos de ensino apresentados de maneira desagregada nos desenhos curriculares vigentes que delineiam a política linguístico-educativa para o ensino médio na Argentina.
Referências
Achilli, E. (2006). Investigación y formación docente. Rosario: Laborde editor.
Bronckart, J. P. (2004). Actividad verbal, textos y discursos. Por un interaccionismo soico-discursivo. Madrid: FIA.
Bronckart, J. P. (2007). Desarrollo del lenguaje y didáctica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Bulea, E. y Bronckart, J.-P. (2010). Les conditions d´exploitation de l´analyse des pratiques pour la formation des enseignants. Linguarum arena: Revista do Programa Doutoral em Didáctica de Línguas da Universidade do Porto, 1 (1), 43-60.
Chartier, R. (1996). Escribir las prácticas. Buenos Aires: Manantial.
Cuesta, C. (2011). Lengua y Literatura: disciplina escolar. Hacia una metodología circunstanciada de su enseñanza. Tesis para la obtención del Doctorado en Letras [en línea]. Universidad de La Plata. Recuperada de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.641/te.641.pdf
Cuesta, C. (2016). Lectura y escritura como contenidos de enseñanza de la Lengua y la Literatura: tensiones entre políticas y trabajo docente en Argentina. En Cuesta, C. y Sawaya, S. (coords.), Lectura y escritura como prácticas culturales. La Plata: EDULP.
Edelstein, G. (2011). Formar y formarse en la enseñanza. Buenos Aires: Paidós.
Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós.
Souto, M. (1993). Hacia una didáctica de lo grupal. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Souto, M. (1996). La clase escolar. Una mirada desde la didáctica de lo grupal. En Camilloni, A. et al., Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires: Paidós.
Tapia, S. M. y Riestra, D. (2014). El momento de la reflexión sobre la lengua en el aula: ¿explicación gramatical azarosa o sistematización de contenidos específicos? Saga, 1 (1), 178-206.
Tapia, S. M. (2017a). El análisis del trabajo docente como metodología de análisis de las prácticas. En: Riestra, D. (comp.), Quintas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Viedma: Universidad Nacional de Río Negro; Libro digital, 278 - 289.
Tapia, S. M. (2017b). Análisis del trabajo docente: relaciones entre lo prescripto y lo realizado en clases de Lengua y Literatura. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, 2 (12), 87-105.
Vygotski, L. (2007). Pensamiento y habla. Buenos Aires: Colihue.
Volohinov, V. (1929/2009). El marxismo y la filosofía del lenguaje. Buenos Aires: Godot.
Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.