Experiências no uso das TIC. Análise de relatos de professores
PDF ()

Palavras-chave

histórias de experiência
TIC
experiência
boas práticas

Como Citar

Cariaga, R. (2018). Experiências no uso das TIC. Análise de relatos de professores. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 29(56 may-oct), 131–155. https://doi.org/10.33255/2956/332

Resumo

Este trabalho tem como objetivo produzir conhecimentos sobre a educação mediada por TICs a partir de uma abordagem contextualizada, com ênfase nas experiências dos sujeitos docentes e suas práticas. Baseia-se em ferramentas de pesquisa qualitativa interpretativa desde uma perspectiva etnográfica: a observação externa e os relatos de experiências. O trabalho propõe uma análise de relatos dos professores a partir de duas dimensões: a experiência e as boas práticas educacionais com as TIC. Os resultados mostram que as experiências com as TIC têm sido muito diversas. Em alguns dos relatos observa-se o traço da experiência no saber pedagógico construído. Em outros, percebe-se que o sujeito tem sofrido com a experiência e tem dificultado sua transformação. Conclui-se que alguns professores instrumentaram mudanças favoráveis em suas práticas em aspectos fundamentais, embora outros tenham revelado práticas tradicionais nas quais as TIC são usadas apenas para apoiar velhas formas de ensino.

https://doi.org/10.33255/2956/332
PDF ()

Referências

BOZA, Á.; TOSCANO, M. (2011). Buenas prácticas en integración de las TIC en educación en Andalucía: dos estudios de caso. In Ponencia: VI Congreso Virtual de AIDIPE. Disponible en http://www.uv.es/AIDIPE/congresos/Ponencia_VIICongresoVirtual_AIDIPE.pdf [18 de diciembre 2016]

COBO ROMANÍ, J. C. (2011). El concepto de tecnologías de la información. Benchmarking sobre las definiciones de las TIC en la sociedad del conocimiento. Zer-Revista de Estudios de Comunicación, 14(27):295-318. Disponible en http://www.ehu.eus/zer/hemeroteca/pdfs/zer27-14-cobo.pdf [11 de noviembre 2016]

CHICKERING, A. W., & GAMSON, Z. F. (1987). Seven principles for good practice in undergraduate education. AAHE bulletin, 3, 7. Disponible en http://www.lonestar.edu/multimedia/sevenprinciples.pdf [10 de enero 2017]

COLL, C. (2008). Aprender y enseñar con las tic. ( pp. 113-126).En: CARNEIRO, R. y ots. (Comp.). Los desafíos de las TIC para el cambio educativo, Madrid: OEI-Santillana, Fundación Santillana.

DE PABLOS, J. Y JIMÉNEZ, R. (2007). Modelos de “buenas prácticas” con Tic apoyados en las Políticas Educativas. Comunicación y Pedagogía, 222: 36-41. Disponible en http://www.uv.es/AIDIPE/congresos/Ponencia_VIICongresoVirtual_AIDIPE.pdf [22 de enero 2017]

EPPER, R. M.; BATES, T. (2004). Enseñar al profesorado cómo utilizar la tecnología: buenas prácticas de instituciones líderes. Editorial UOC.

GARCÍA CABRERO, B.; LOREDO ENRÍQUEZ, J.; CARRANZA PEÑA, G. (2008) Análisis de la práctica educativa de los docentes: pensamiento, interacción y reflexión. Revista electrónica de investigación educativa, vol.10(SPE.), 1-15.

HENRY, J.; MEADOWS, J. (2008). An absolutely riveting online course: Nine principles for excellence in web-based teaching. Canadian Journal of Learning and Technology/La revue canadienne de l’apprentissage et de la technologie, 34:1. Disponible en https://www.learntechlib.org/p/43238 [17 de octubre 2016]

LARROSA, J. (2006). Sobre la experiencia. Aloma, 19:87-112.

LARROSA, J. (2003). La experiencia y sus lenguajes. Algunas notas sobre la experiencia y sus lenguajes. Barcelona: Laertes.

MÉLICH, J. C. (2002). La experiencia. MÉLICH, J.-C. Filosofia de la Finitud. Barcelona: Herder: 59-90.

MAYER, R. (2001). Multimedia learning. New York: CUP.

MURILLO, J.; MARTÍNEZ, C. (2010). Investigación etnográfica. Universidad Autónoma de Madrid. Disponible en http://uam.es/personal_pdi/stmaria/jmurillo/InvestigacionEE/Presentaciones/Curso_10/I_Etnografica_Trabajo.pdf [20 de noviembre 2016]

SABINO, C. (2014). El proceso de investigación. Editorial Episteme.

SIERRA GÓMEZ, H. (2013). Aprendizaje activo como mejora de las actitudes de los estudiantes hacia el aprendizaje. Disponible en https://academica-e.unavarra.es/bitstream/handle/2454/9834/TFM%20HELENA%20SIERRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y [19 de diciembre 2016]

SUÁREZ, D. H. (2011). Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. Educação em Revista, 27(1): 387-416.Disponible en http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a18.pdf [20 de enero 2017]

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

Direitos de Autor (c) 2018 Romina Cariaga

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##