Análise do “modo” na construção do discurso pedagógico digital
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))

Palavras-chave

alfabetização digital
multimodalidade
salas de aula virtuais

Como Citar

Caixeta, N. ., Cariaga, R. ., & Svensson, V. C. (2024). Análise do “modo” na construção do discurso pedagógico digital. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 35(70 (ene-abr). https://doi.org/10.33255/3570/1653

Resumo

Este trabalho analisa as características discursivas e textuais dos recursos digitais e Objetos de Aprendizagem de diferentes cursos de nossa Universidade. Concentramo-nos na variável “modo”, examinando como o interlocutor e a narratividade envolvente se refletem no discurso pedagógico digital. Analisamos as funções das linguagens verbal, visual, sonora e audiovisual sob a perspectiva multimodal da comunicação, em interação com teorias da enunciação e da análise do discurso. Utilizamos ferramentas de pesquisa quantitativa e qualitativa interpretativa para a análise de conteúdo. Os resultados indicam a prevalência de discursos escritos com inclusão limitada de imagens. Conclui-se que a formação de professores nesta área deve ser fortalecida para melhorar o ensino nas modalidades virtual ou presencial.

https://doi.org/10.33255/3570/1653
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))

Referências

ABUSAMRA, V.; Casajús, A.; Ferreres, A.; Raiter, A.; De Beni, R. y Cornoldi, C. (2011). Programa Leer para comprender. Desarrollo de la comprensión de textos. Paidós.

BRUNER, J. S. (2003). La fábrica de historias: derecho, literatura, vida. FCE.

GERNSBACHER, M. A. (1990). Language comprehension as structure building. Lawrence Erlbaum Associates, Inc.

GONZÁLEZ DE REQUENA FARRÉ, J. A. (2020). Los otros en nosotros y la gramática de la primera persona del plural. Revista de Filología y Lingüística de la Universidad de Costa Rica, 46(1), 195-217. https://doi.org/10.15517/rfl.v46i1.41116

GUTIÉRREZ PÉREZ, F. y Prieto Castillo, D. (1996). Mediación pedagógica. Apuntes para una educación a distancia alternativa. La Crujía.

KALTENBACHER, M. (2007). Perspectivas en el análisis de la multimodalidad: desde los inicios al estado del arte. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso, 7(1), 31-57. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5958958

KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1997). La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Edicial.

KRESS, G. y Van Leeuwen, T. (2001). Discurso multimodal. Los modos y los medios de la comunicación contemporánea. Arnold.

LADAGA, C. y Calvente, P. (2015). La comunicación visual. Recurso para la producción de materiales didácticos digitales. UNLP, 9-10.

LÓPEZ DE LERMA GALÁN, J. (2020). Narratividad y nuevas tecnologías como métodos de innovación docente en las ciencias jurídicas. Revista Docencia y Derecho, 15, 17-31. http://repositoriobibliotecas.uv.cl/handle/uvscl/2064

MARTÍNEZ LINORA, M. (2017). La importancia del análisis crítico del discurso y la gramática visual para analizar textos. Comares.

SOLÉ, I. (1996). Estrategias de comprensión de la lectura. Lectura y vida. Revista Latinoamericana de Lectura, 17(4), 5-22. www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a17n4/17_04_Sole.pdf

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

Direitos de Autor (c) 2024 Nájla Caixeta, Romina Cariaga, Viviana Corina Svensson

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##