Resumo
O objetivo deste trabalho será descrever e analisar a aplicação de uma estratégia didático-pedagógica que propicie uma abordagem socioecológica para a concepção e planejamento de um projeto de engenharia civil. Especificamente, caracterizamos a estratégia didático-pedagógica de «Simulação de um Estudo de Impacto Ambiental» (esia) no âmbito curricular da disciplina «Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável» (gayds) do curso de Engenharia Civil da Faculdade Regional General Pacheco da Universidade
Tecnológica Nacional, Argentina. Para estruturar o artigo, definimos primeiro as perspectivas teóricas de análise, em segundo lugar a abordagem da importância da educação ambiental dentro da engenharia civil, terceiro o contexto particular da carreira em que esta proposta se situa. Em seguida, descrevemos a estratégia didático-pedagógica, bem como as reflexões que ela suscita. Por fim, sintetizamos a relevância da implementação desta estratégia para a abordagem socioecológica dos projetos de engenharia civil.
Referências
CARRASCO, J. (2004). Una didáctica para hoy. Cómo enseñar mejor. Madrid: Rialp.
DI PACE, M.; Crojethovich, M. A., y Ruggerio, C. (2012). Paradigmas Ambientales. En M. D. Bartrons, Ecología Urbana, 335-367. Los Polvorines: Editorial Universidad Nacional General Sarmiento.
FERNÁNDEZ-VÍTORA, V. C. (1993). Guía metodológica para la Evaluación de Impacto Ambiental. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa.
FERRANTI, L. y Orellana, J. (2019). El estudio de casos en Ingeniería Civil. Una estrategia didáctica para la formación ambiental. Editorial Académica Española.
FERRER, D. et al. (2008). An international comparative analysis of sustainability transformation across seven universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, 295-316.
GALLOPIN, G. (2003). Sostenibilidad y Desarrollo Sostenible: un enfoque sistémico. Serie Medio Ambiente y Desarrollo, publicación de las Naciones Unidas – CEPAL, n.° 64.
GÓMEZ OREA, D. (2002). Evaluación de Impacto Ambiental. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa.
GUDYNAS, E. (2004). Cap. 3 “Una mirada histórica al desarrollo sostenible”. En E. Gudynas, Ecología, Economía y Ética del Desarrollo Sostenible, 47-66. Montevideo: Coscoroba del Centro Latino Americano de Ecología Social (CLAES).
HAESBAERT, R. (2011). El mito de la desterritorialización. México: Siglo XXI.
HARVEY, D. (2000). Espacios de esperanza. Madrid: Akal ediciones.
LEFEBVRE, H. (1974). La producción del espacio. Revista de Sociología, n.º 3, [s/d].
LEFF, E. (1998a). Educación ambiental y desarrollo sustentable. En Formación Ambiental, 9-10. México: PNUMA.
LEFF, E. (1998b). Saber ambiental, sustentabilidad, racionalidad, complejidad, poder. México: Siglo XXI Editores.
LEFF, E. (2014). La apuesta por la vida. Buenos Aires: Siglo XXI.
MALAGÓN PATIÑO, M. R. (2018). Concepciones sobre el aprendizaje y su relación con las prácticas pedagógicas. Informador Técnico, 108-119.
MORIN, E. (1990). Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa.
PORTO GONÇALVEZ, C. W. (2004). El desafío ambiental. México: Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente.
SWYNGEDOUW, E. (02 de 09 de 2009). La economía política y la ecología política del ciclo hidrosocial. Obtenido de https://doi.org/10.1111/j.1936-704X.2009.00054.x
TORRES PERNALETE, M. R. (2012). El compromiso social de las universidades: Alternativas para afianzar una educación para el desarrollo sustentable. En N. Asili Pierucci, Vida sustentable. La experiencia de un sueño compartido, 141-182. Puebla, México: Fundación de la Universidad de las Américas.
WASSERMAN, S. (1999). El estudio de casos como método de enseñanza. Buenos Aires: Amorrortu.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Direitos de Autor (c) 2020 Sofía Astelarra, Dra., Guillermo Iván Bochaton