Leitura, escrita e rendimento acadêmico em universitários ingressantes
PDF ()

Palavras-chave

leitura
escrita
rendimento acadêmico
universitários ingressantes

Como Citar

Clerici, C., Monteverde, A. C., & Fernandez, A. (2015). Leitura, escrita e rendimento acadêmico em universitários ingressantes. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 26(50), 35–70. Obtido de https://pcient.uner.edu.ar/index.php/cdyt/article/view/59

Resumo

O objetivo deste trabalho foi observar a relação entre habilidades e dificuldades na leitura e na escrita e o rendimento acadêmico dos estudantes universitários que ingressaram na Faculdade de Bromatologia da Universidad Nacional de Entre Rios em 2012. Foi realizada uma prova de leitura e escrita; foram registradas as notas obtidas em exames parciais e finais. Posteriormente, os resultados da prova foram comparados com o rendimento acadêmico dos estudantes. As conclusões esperam colaborar no conhecimento dos determinantes do progresso acadêmico no primeiro ano de cursado e contribuir para uma melhor inserção universitária. A preocupação com melhorar as práticas em sala de aula, em todos os níveis do sistema educacional e em todas as disciplinas, obriga a refletir sobre o ensino de leitura e escrita.

PDF ()

Referências

ADELSTEIN, A., INZA, M., KUGUEL, I., LÓPEZ-CASANOVA, M., MUSLIP, E., PERALTA, D., PEREIRA, C y RESNIK, G. (2004). Lectoescritura para el Curso de Aprestamiento Universitario. Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento.

ALVARADO M, y CORTÉS M. (2001): La escritura en la Universidad: Repetir o transformar. Revista de didáctica de la lengua y la literatura, 1. 19-23.

ARNOUX, E., Di STEFANO, M. y PEREIRA, C. (2004) La lectura y la escritura en la universidad. Buenos Aires: Eudeba.

BARCIA, P. (2011, mayo 29). Si el hombre tiene pocas palabras piensa menos con Pedro Barcia / Entrevistador: Alejandra C. Argañaraz. La Gaceta: Buenos Aires.

CABRERA-DOKÚ, K. y GONZÁLEZ, L. E. (eds.) (2006). Currículo universitario basado en competencias. Barranquilla: Ediciones Uninorte.

CARLINO, P. (2003). Leer textos científicos y académicos en la educación superior: Obstáculos y bienvenida a una cultura nueva. Uni-pluri/versidad, Vol. 3 (2) 17-23.

CARLINO, P. (2005). Escribir, leer y aprender en la universidad: Una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

ESTIENNE, V. M. (2004). Enseñar a leer en la universidad: Una responsabilidad compartida. Ponencia presentada en el I Congreso Internacional Educación, Lenguaje y Sociedad. La Pampa.

FLOWER, L. y HAYES, J.R. (1981). Teoría de la redacción como proceso cognitivo. Carnegie Mellon University.

HALLIDAY, M.A.K. y HASAN, R. (1976). Cohesion in English. Londres: Longman.

JURADO, F. (2009). La evaluación de la Escritura para la Evaluación de la Lectura. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 2 (1) 131-146.

LOTTI de SANTOS, M., SALIM, R., RAYA, F. y DORI, M. G. (2008, febrero). Una experiencia de formación docente sobre lectura comprensiva de textos científicos. Revista Iberoamericana de Educación, 5 (45) 3.

OCDE (2010). PISA 2009 Results: What Students Know and Can Do – Student Performance in Reading, Mathematics and Science (Volumen I). http://dx.doi.org/10.1787/9789264091450-en

ONE (2010). Censo de Finalización de la Escuela Secundaria. Informe de Resultados. Ministerio de Educación.

PEARSON, P. D. y JOHNSON, D. (1978). Teaching Reading comprehension. New York: Macmillan.

PIPKIN, M. (1998) La lectura y los lectores. ¿Cómo dialogar con el texto? Rosario: Homo Sapiens.

ROSELLI, N., KUMMER, V. y equipo (2008). Investigación sobre la comprensión lectora en estudiantes universitarios: El caso de los estudiantes de la carrera de Agronomía de la UNER. [documento institucional]

SAMAJA, J. (2002). Epistemología y metodología: Elementos para una teoría de la investigación científica. Buenos Aires: Eudeba.

SAUTU, R., BONIOLO, P., DALLE, P. y ELBERT, R. (2005). Manual de metodología: Construcción del marco teórico, formulación de los objetivos y elección de la metodología. Buenos Aires: CLACSO.

SCARDAMALIA, M. y BEREITER, C. (1992). Dos modelos explicativos de los procesos de comprensión escrita. Infancia y Aprendizaje, 58. 43-64.

SECRETARÍA DE POLÍTICAS UNIVERSITARIAS - SPU (2009). Anuario de estadística Universitaria 2009. Ministerio de Educación, Presidencia de la Nación, Argentina.

VAN DIJK, T. (1982) La ciencia del texto. Barcelona: Paidós.

WITTGENSTEIN, L. (1922/2004). Tractatus Logico-Philosophicus. Madrid: Alianza.

 Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##