Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as páginas iniciais das salas de aula virtuais de um curso de graduação de modalidade semipresencial, a fim de diagnosticar os modos de uso a partir da perspectiva do ‘usuário autor’ produtor, com base nas questões: Como projetamos a página principal?, De que maneira a informação é organizada na interface?, Em que medida e com que sentido a multimodalidade aparece?. Os dados foram obtidos de acordo com duas categorias semióticas básicas ‘imagem’ e ‘texto’; e foram sistematizados levando-se em conta outras como: ‘usabilidade’, ‘legibilidade’, ‘leiturabilidade’ e ‘design’. Os resultados mostram que até mesmo os ‘usuários autores’ em certa medida constroem as páginas principais sob parâmetros ligados mais aos textos lineares e monomodais, do que aos multimodais.
Referências
ADELL, J; CASTELLET, J. M.; PASCUAL, J. (2004): Selección de un entorno virtual de enseñanza/aprendizaje de código fuente abierto para la Universitat Jaume I. Centro de Educación y Nuevas Tecnologías de la UJI. Disponible en: <http://cent.uji.es/doc/eveauji_es.pdf > [20 de enero 2016]
AREA MOREIRA, M; MEDINA, M.C.; GARCÍA, A.; NOARBE, R.; GONZÁLEZ, C.S.; RODRÍGUEZ, W et al. (2002) Los Campus Virtuales Universitarios en España. Análisis del estado actual, en Actas II Congreso europeo TIEC. Barcelona: Junio, 2002. Disponible en https://www.researchgate.net/publication/242168212_Los_Campus_Virtuales_Universitarios_en_Espana_Analisis_del_estado_actual_1 [10 de marzo de 2017]
AREA MOREIRA, M.; GROS SALVAT, B.; MARZAL GARCÍA-QUISMONDO, M.A. (2008). Alfabetizaciones y Tecnologías, de la Información y la Comunicación. Madrid: Editorial Síntesis S.A.
BARBERÁ, E.; BADIA, A. (2005) Hacia el aula virtual. Actividades de enseñanza y aprendizaje en la red, en Revista Iberoamericana de Educación, OEI. Disponible en <http://rieoei.org/index.php> [20 de diciembre de 2017]
BESEMER, J.; KRESS, G. (2016) Multimodality, Learning and Communication: A Social Semiotic frame. Abingdon: Routledge.
BONSIEPE, G. (1999). Del objeto a la interfase. Mutaciones del diseño. Buenos Aires: Ediciones Infinito.
BURBULES, N. (2004) Rethinking the virtual, en Revista Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, 7 (1): 89-107. Disponible en http://www.seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/viewFile/4942/3343 [30 de noviembre de 2016]
COLORADO AGUILAR, B.; EDEL NAVARRO, R. (2012) La usabilidad de TIC en la práctica educativa, en: Revista de Educación a Distancia, (30): 1-11. Disponible en http://www.um.es/ead/red/30 [25 de marzo de 2017]
DIOSDADO, S. (2012).14 reglas de usabilidad para crear hipervínculos Papers Blogs. Disponible en: <http://www.samueldiosdado.com/10/14-reglas-de-usabilidad-para-crear-hipervinculos/> [27 de marzo de 2017]
FAINHOLC, B. (2012). Una tecnología educativa apropiada y crítica. Nuevos conceptos. 1ª ed. Buenos Aires: Lumen Hvmanitas.
FRASCARA, J. (1997). Diseño gráfico para la gente. Comunicaciones de masa y cambio social. Buenos Aires: Ediciones Infinito.
GOMBRICH, E. (2000) La imagen y el ojo. Nuevos estudios sobre la psicología de la representación pictórica. Trad. Alfonso López Lago y Remigio Gómez Díaz. Madrid: Debate.
HORTON, W. (2000) Designing Web-Based Training: How to Teach Anyone Anything Anywhere Anytime. New York: Wiley & Sonc Inc.
INSUASTY PORTILLA, E. (2013) Lectura y lecturabilidad icónica en objetos de aprendizaje soportados por plataformas virtuales. Universidad de Salamanca.
JEWIT, C.; BEZEMER, J. & O’HALLORAN, K. (2016) Introducing Multimodality. Abingdon: Routledge.
JIMDO GmbH (2017) Matthias Henze, Hamburg, Germani.
KRESS, G. (2003) Literacy in the New Media Age. Abingdon: Routledge.
KRESS, G. (2005) El alfabetismo en la era de los nuevos medios de comunicación. Granada: Ediciones El Aljibe-Enseñanza Abierta de Andalucía.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. (2010) Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Roultedge.
LADAGA, C.; CALVENTE, P. (2015) La comunicación visual. Recurso para la producción de materiales didácticos digitales. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Seminario de Posgrado La comunicación visual: recursos para la producción de materiales didácticos digitales.
LÉVY, P. ([1997] 2007) Cibercultura: la cultura de la sociedad digital. Informe al Consejo de Europa. Barcelona: Anthrophos; México: Universidad Autónoma Metropolitana Iztapalapa. Disponible en https://antroporecursos.files.wordpress.com/2009/03/levy-p-1997-cibercultura.pdf [20 de enero 2017]
MONTESINOS, J. L.; MAS HURTUNA, M. (2007) Manual de tipografía. Valencia: Campgràfic.
PÉREZ, S. (2009). Los medios y los modos: una mirada semiótica a los entornos virtuales de aprendizaje (pp.55-66). En PÉREZ S. y IMPERATORE, A. (Comp.) Comunicación y Educación en entornos virtuales de aprendizaje: perspectivas teórico-metodológicas. 1a ed. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, Panel de Expertos I.
PRESSMAN, R. (2002) Ingeniería del Software. Un enfoque práctico. 5ª ed. México: McGraw-Hill.
SANZ, G. (2006). La comunicación con los estudiantes en el entorno virtual, Universitat Oberta de Catalunya. Disponible en:
<https://eformacion.files.wordpress.com/2008/02/comunicacion_estudiantes.pdf> [10 de marzo 2017]
SCOLARI, C. (2015) Ecología de los medios: entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa.
SIGAUD-SELLOS, P. (2010) Aproximación a los conceptos de legibilidad y lecturabilidad. Aplicación a la lectura de textos digitales. Pamplona. Universidad de Navarra. Disponible en http://www.academia.edu/4137854/Aproximaci%C3%B3n_a_los_conceptos_de_legibility_y_readability_aplicaci%C3%B3n_a_la_lectura_de_textos_digitales [30 de marzo de 2017]
SONEIRA, A. (2009) La ‘Teoría Fundamentada en los datos (Grounded Theory) de Glaser y Strauss (pp.153-173). En VASILACHIS DE GIALDINO (Coord.) Estrategias de investigación cualitativa, México: Gedisa.
YUS, F. (2010). Ciberpragmática 2.0. Nuevos usos del lenguaje en Internet. 1ª ed. Barcelona: Ariel.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Direitos de Autor (c) 2017 Viviana Corina Svensson