Resumo
Esta pesquisa abordou o problema de relacionar empresários e consultores de Rosário com as ferramentas administrativas de gestão (M) e a responsabilidade social (RS), para melhorar a vinculação entre ambos. Foi realizada uma enquete a gerentes de empresas da região, para determinar as M. Em seguida, foram entrevistados consultores e empresários, separadamente, sobre as variáveis RS e M. Foram determinadas diferenças de opiniões entre empresários e consultores. Estabeleceram-se as condições que deve reunir um empresário empreendedor e social (CEOS), e um consultor. É proposta uma consultoria em administração, denominada Consultoria de Ação e Social em Administração (CASA) que considera que as variáveis M e RS, permitem vincular consultores com empresários e, por sua vez, adicionar valor compartilhado para a empresa e para a sociedade na gestão administrativa de seus clientes, possibilitando o desenvolvimento de um gerenciamento empreendedor e social.
Referências
ALBANO, S. (2009). Consultoría y Emprendedorismo. Una Salida Profesional. Actividades Creativas de la Práctica Profesional Empresarial, Buenos Aires, Editorial Universidad Abierta Interamericana.
ANSOFF I. (1984): Implanting strategic management, Prentice Hall International. BLOCK, P. (1999). Consultoria sin fisuras. Buenos Aires. Editorial Granica.
CARROLL, A. B. (1999). Corporate social responsability: Evolution of definitional construct. Businessand Society, vol. 38 nro. 3.DRUCKER, P. (1987). La innovación y el empresariado innovador: la práctica y los principios. 2da. Edición. Buenos Aires, Editorial Sudamericana.
ETHOS – Instituto ETHOS de empresas y Responsabilidad Social. http://www.ethos.org.br.
ETKIN, J. R. (2007). Capital social y valores en la organización sostenible: el deber ser, poder hacer y la voluntad creativa, Buenos Aires, Editorial Granica.
HUPPERTS, P (2008), El Tango de la Sostenibilidad. El desafío de las Responsabilidad Social Empresaria. Buenos Aires. Editorial Temas.
ISO 26000 /2010). Guía de responsabilidad social. Publicado por la Organización Internacional de Normalización. http://www.iso.org/iso/home.html
KLIKSBERG, B. (2011). Emprendedores Sociales. Los que hacen la diferencia, Buenos Aires Temas.
KOONTZ, H. Y WEIHRICH, H (1998). Administración Una Perpectiva global. México, 11º edición, Editorial McGraw Hill Interamericana Edictores.
KURB, M. (1984). La Consultoria de empresas. Guía para la profesión. Segunda reimpresión. Suiza. OIT.
KRULL, Wellington Ferreira: La dicotomía público-privada y su relación con la gestión pública contemporánea en el programa luz para todos. Disponible en http://www.webartigos.com/artigos/a-dicotomia-publico-privado-e-sua-relacao-com-a-gestaopublica-contemporanea-no-programa-luz-para-todos .
LAMBING, C. K. (1998). Empresarios pequeños y medianos, New York, Prentice Hall.
MURPHY, G. L. (2002). The big book of concepts. Cambridge, MA: MIT Press.
OIT (1980) Organización Internacional del Trabajo. http://www.ilo.org/global/publications/books/lang--es/nextRow--360/index.htm.
PEREL, V. y otros (1985). Teoría y Técnica de la Administración, Buenos Aires. Editorial Macchi.
PÉREZ VAN MORLEGAN, L. – Ayala, J. C. (2011). El Comportamiento de las Personas en las Organizaciones. Buenos Aires 1ª edición. Ed. Prentice Hall – Pearson Education.
PORTER, M. F. y KRAMER, M. R. (2011). Creación del valor compartido, Revista Harvard Business Review, enero – febrero 2011SCHVARSTEIN, L. (2006). La Inteligencia Social de las Organizaciones, Buenos Aires, Ed. Paidós.
SENGE. Peter M. (2009). La Revolución necesaria : cómo individuos y organizaciones trabajan por un mundo sostenible, Traducción de Affán Buitrago, Bogota, Grupo Editorial Norma.
VALLAEYS, Francois: (2012) “Orientaciones para la enseñanza de la ética, el capital social y el desarrollo en las universidades latinoamericanas. Pontificia Universidad Católica del Perú, disponible en http://www.iadb.org/etica.
ZADEK, S. (2005). El camino hacia la responsabilidad corporativa, Revista Harvard Business Review. Agosto de 2005.
ZANINI, Marco Túlio. (2010): Desafío de la gestión contemporánea, disponible en
http://www.fdc.org.br/pt/blog_estrategia/lists/Postagens/Post.aspx?ID=11.
Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.