Concepções de professores sobre aprender e ensinar usando tecnologias
PDF ()

Palavras-chave

Uso educativo de tecnologias
concepções do professor
inovações tecnológicas
mudança conceitual

Como Citar

Arancibia Herrera, M. M., Casanova Seguel, R., & Soto Caro, C. P. (2016). Concepções de professores sobre aprender e ensinar usando tecnologias. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 27(52). Obtido de https://pcient.uner.edu.ar/index.php/cdyt/article/view/162

Resumo

O artigo expõe categorias e subcategorias que caracterizam as concepções sobre ensinar e aprender com Tecnologias da Informação e a Comunicação de 40 professores de ciências, história, linguagem e matemática. Foi utilizada metodologia qualitativa, aplicando entrevistas em profundidade. A análise foi fenomenográfica configurada a partir da definição de três dimensões: curricular, didática e uso de tecnologia. Os principais resultados mostram que as concepções são situadas, estão ligadas a conhecimento explícito e a campos disciplinares de formação. No entanto, quebra-se a dicotomia entre a relevância da especialidade ou a pedagogia na formação de professores, pois necessariamente o professor de ensino médio é facilitador de aprendizagens de uma disciplina. Emerge a necessidade de aprofundar nas concepções dos professores como uma área que permita apoiar a formação de professores com o trabalho sobre os processos de mudança conceitual como substrato da inovação com tecnologia.

 

PDF ()

Referências

ALBIRINI, A. (2006). Teachers’ attitudes towards information and communication technologies: The case of Syrian EFL teachers, en: Computers & Education, 47(4), 373-398. doi: 10.1016/j.compedu.2004.10.013

ARANCIBIA, M. (2011). Tradiciones psicoeducativas y concepciones sobre aprender y enseñar con TIC, en: R. Hernández, S. Padilla y M. Arancibia (Eds.), Educación Superior, Innovación e Internacionalización. Ensayos, proyectos y experiencias (pp. 87-142). México: Ediciones Universidad de Guadalajara.

ARANCIBIA, M. y BADIA, A. (2015). Concepciones de profesores de secundaria sobre enseñar y aprender Historia con TIC, en: Revista Electrónica de Investigación Educativa, 17(2), 62-76. Disponible en: http://redie.uabc.mx/vol17no2/contenido-arancibia.html [29 de octubre 2015]

ARANCIBIA, M., OLIVA, I. y PAIVA, F. (2014). Procesos de significación mediados por una plataforma de aprendizaje colaborativo desde los protagonistas, en: Comunicar, XXI (42), 75-85. doi: 10.3916/C42-2014-07

BADIA, A., MENESES, J. y SIGALÉS, C. (2013). Percepción de los docentes sobre los factores que afectan el uso educativo de las TIC en el aula equipada de tecnología, en: Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 11(31), 787-808. doi: http://dx.doi.org/10.14204/ejrep.31.13053

BARBA, C. y CAPELLA, S. (Coords.) (2010). Ordenadores en el aula. La clave es la METODOLOGÍA. ESPAÑA: GRAÓ.

BECERRIL, L. y BADIA, A. (2013). La competencia informacional en la Educación Secundaria. Demanda de aprendizaje y resolución colaborativa de problemas relativos a la información con apoyo de las TIC, en: Revista de Educación, 362, 659-689. doi: 10.4438/1988-592X-RE-2013-362-245

ENLACES Centro de Educación y Tecnología del Ministerio de Educación (2010). El Libro Abierto de la Informática Educativa. Lecciones y Desafíos de la Red Enlaces. Chile: Autor.

ESCORCIA-OYOLA, L. y JAIMES DE TRIVIÑO, C. (2015). Tendencias de uso de las TIC en el contexto escolar a partir de las experiencias de los docentes, en: Educación y Educadores, 18(1), 137-152. doi: 10.5294/edu.2015.18.1.8

ERTMER, P., & OTTENBREIT-LEFTWICH, A. (2010). Teacher Technology Change: How Knowledge, Confidence, Beliefs, and Culture, en: Intersect Journal of Research on Technology in Education, 42(3), 255-284.

FERNÁNDEZ, M., TUSET, A., PÉREZ, R. y GARCÍA, C. (2013). Prácticas educativas y creencias de profesores de secundaria pertenecientes a escuelas de diferentes contextos socioeconómicos, en: Perfiles Educativos, XXXV (139), 40-59.

GÓMEZ, V. y GUERRA, P. (2010). Teorías implícitas respecto a la enseñanza y el aprendizaje: ¿Existen diferencias entre profesores en ejercicio y estudiantes de pedagogía?, en: Estudios Pedagógicos, XXXVIII (1), 25-43.

GUTIÉRREZ, A. y TYNER, K. (2012). Educación para los medios, alfabetización mediática y competencia digital, en: Comunicar, 38(19), 31-39.

KIM, CH., KIM, M., LEE, CH., SPECTOR, M., & DEMEESTER, K. (2013). Teacher beliefs and technology integration, en: Teaching and Teacher Education, 29, 76-85.

LIN, H., & TSAI, Ch. (2011). College students' conceptions of learning management: the difference between traditional (face-to-face) instruction and Web-based learning environments, en: Learning, Media and Technology, 36(4), 437-452.

LEVIN, T., & WADMANY, R. (2006). Teachers’ Beliefs and Practices in Technology-based Classrooms: A Developmental View, en: Journal of Research on Technology in Education, 39(2), 157-181.

MANSILLA, J. y BELTRÁN, J. (2013). Coherencia entre las estrategias didácticas y las creencias curriculares de los docentes de segundo ciclo, a partir de las actividades didácticas, en: Perfiles Educativos, XXXV (139), 25-39.

MARTON, F. (1981). Phenomenography - describing conceptions of the world around us, en: Instructional Science, 10(2), 177-200.

MAZZITELLI, C. y QUIROGA, D. (2015) Las representaciones sociales de la Tecnología, su enseñanza y su aprendizaje en el nivel secundario, en: Ciencia Docencia y Tecnología, Vol. 26, N° 50, 71 – 88.

ERTMER, P., OTTENBREIT-LEFTWICH, A., SADIK, O., SENDURUR, E., & SENDURUR, P. (2012). Teacher beliefs and technology integration practices: A critical relationship, en: Computers & Education, 59(2), 423-435. doi: 10.1016/j.compedu.2012.02.001

PHELPS, R., GRAHAM, A., & WATTS, T. (2011). Acknowledging the complexity and diversity of historical and cultural ICT professional learning practices in schools, en: Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 39(1), 47-63.

PRESTRIDGE, S. (2012). The beliefs behind the teacher that influences their ICT practices, en: Computers & Education, 58(1), 449-458.

PRICHARD, C., & TROWLER, P. (2003). Realizing qualitative research into higher education. England: Ashgate Publishing, Ltd.

RICOY, M., FELIZ, T. y SEVILLANO, M. (2010). Competencias para la utilización de las herramientas digitales en la sociedad de la información, en: Educación XX1, 13(1), 199-219.

RUTHVEN, K., HENNESSY, S., & BRINDLEY, S. (2004). Teacher representations of the successful use of computer-based tools and resources in secondary-school English, Mathematics and Science, en: Teaching & Teacher Education, 20(3), 259-275.

STAKE, R. (1999). Investigación con Estudios de Casos. España: Ediciones Morata.

 Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##