Resumo
Este artigo investiga as experiências de formação internacional de estudantes de Engenharia Agronômica e Florestal da Universidade Nacional de La Plata (unlp) que participaramde mobilidades acadêmicas no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Sistema arcusur e o Programa Argentina-França Agricultura. O trabalho é baseado nas seguintes questões: Que fatores econômicos, pessoais, institucionais e acadêmicos influenciam as experiências deformação internacionais? Por quaismotivos as/os estudantes se envolvem em mobilidades acadêmicas e que significados atribuemàrealização de uma experiência de formação internacional? Queavaliação eles fazemsobre as contribuições queo intercâmbio acadêmicofez para
suaformação? As experiências de mobilidadesão analisadaspara compreender os fatores estruturais e subjetivos que interagem em suaprodução em uma sociedade caracterizada por múltiplas desigualdades. Nesse contexto, considera-se relevante saber como valorizam a formação obtida e os significados que atribuemàinternacionalização dos estudos universitários. Oassunto, assim levantado, supõe uma dupladimensão de exploração: a condição de aluno e a dimensão experiencial, em suas articulações.
Referências
BAUDELOT, C. y Establet, R. (1987). La escuela capitalista en Francia. México, siglo XXI.
BOURDIEU, P. y Passeron, J.C. (1996) La reproducción elementos para una teoría del sistema de enseñanza. México, Fontamara.
BOURDIEU, P. y Passeron, J.C. (2009). Los herederos. Los estudiantes y la cultura. Argentina, Siglo XXI Editores.
BOWLES, S. y Gintis, H. (1985). La instrucción escolar en la América capitalista. Madrid, siglo XXI.
CIPOLLA, A. y Mate, A. (2017) “ARFAGRI: un programa de intercambio académico y científico”.https://inta.gob.ar/noticias/arfagri-un-programa-de-intercambio-academico-y-cientifico.
EZCURRA, Ana María (2011). Igualdad en Educación Superior: un desafío mundial. 1ra Ed. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento; Buenos Aires: IEC – CONADU. ISBN 978-987-630-109-1.
GACEL-ÁVILA, J. (2006) La dimensión internacional de. las universidades mexicanas. Revista Educación Superior y Sociedad Vol. 11 N° 1 y 2: 121-142.
GACEL-ÁVILA, J. (2017) Estrategias de internacionalización de la educación superior: implementación, evaluación y rankings México: UNESCO-IESALC.
GIOVINE, M. (2019)” Desigualdad social y movilidad educativa internacional: el caso de España y Argentina”. En: VVAA. Viejos y nuevos clivajes de la desigualdad educativa en Iberoamérica, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), pp. 165-190.
GIUSSANI, V. (2018) “La cooperación norte-sur en educación superior universitaria: el caso franco-argentino entre 2007 y 2015”. https://repositorio.utdt.edu/handle/utdt/11107.
GONZÁLEZ MONTEAGUDO, J. (2016) “La entrevista biográfica como recurso: Aprendizaje e identidad en contextos universitarios internacionales e interculturales”. En: Murillo Arango, G (comp) Narrativas de experiencia en educación y pedagogía. Buenos Aires, CLACSO.
GUZMÁN GÓMEZ, C. (2017). “Las nuevas figuras estudiantiles y los múltiples sentidos de los estudios universitarios”. Revista de la Educación Superior. 46(182) 2017 71-87.
KNIGHT, J. (1994). Internationalization: Elements Checkpoints. Ottawa: Canadian Bureau for International Education. Issue Nº 7.
LUCHILO, L. (2006) “Movilidad de estudiantes universitarios e internacionalización de la educación superior”. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad Nº7, Vol. 3 septiembre de 2006, pp. 105-133.
MAYER, L. y Catalano, B (2018) “Internacionalización de la educación y movilidad. Reflexiones a partir del caso argentino”. Universitas, 29 pp. 19-41.
PASO, M. (2018) «Un análisis de la experiencia de movilidad estudiantil en la carrera de Ingeniería Agronómica de la Universidad Nacional de La Plata. El Programa marca en el periodo 2006 y 2016». En: Paso, M y Garatte, L. Las movilidades estudiantiles y docentes como experiencias formativas en carreras de Ingeniería Agronómica del mercosur. Debates y conclusiones de un Taller. La Plata, edición de la Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales, Universidad Nacional de La Plata.
PERROTA, D. (2016) La internacionalización de la universidad. Debates globales, acciones regionales. IEC Ediciones UNGS.
REDON PANTOJA, S. y Angulo Rasco, F. (Coord.) (2017). Investigación cualitativa en educación. Buenos Aires, Miño y Dávila.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Direitos de Autor (c) 2022 Mónica Paso, Valeria Perilli, María Cecilia Carrera