Análise escrita de produtos tecnológicos no nível secundário
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Educação Tecnológica
análise de produtos tecnológ
análise de produtos tecnológicos
ensino médio
textos multimodais
Produção escrita

Como Citar

Rudolph, C. A., Quiroga, D. P., & Maturano, C. I. . (2025). Análise escrita de produtos tecnológicos no nível secundário. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 36(73 (ene-abr). https://doi.org/10.33255/3673/2016

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino da escrita nas disciplinas, aplicadas nas aulas de Tecnologia no ensino médio. Surgiu da detecção de dificuldades na escrita de textos disciplinares num grupo de alunos, pelo que foi desenhada e aplicada uma proposta de apoio centrada na análise de produtos tecnológicos, tema que envolve a produção de textos correspondentes a vários géneros. Participaram desta pesquisa a professora e alunos do primeiro ano de uma escola agrotécnica rural localizada em um departamento distante da cidade de San Juan (Argentina). Inicialmente foi realizada uma desconstrução do gênero que envolveu uma análise detalhada de um texto modelo selecionado, em seguida foram gerados diferentes modos de construção do conhecimento disciplinar a partir de material multimodal e, posteriormente, trabalhou-se na redação da análise de um produto tecnológico. A avaliação da implementação, realizada tanto a partir das produções dos alunos quanto de suas opiniões sobre o trabalho em sala de aula, mostra que é possível conseguir mudanças nas formas de escrever a partir de auxílios específicos implementados pelo professor disciplinar no ensino dos conteúdos. do assunto.

https://doi.org/10.33255/3673/2016
PDF (Español (España))

Referências

Álvarez, A. (2000). Los procedimientos de la tecnología. INET Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología.

Ávalos, M. y Calcagno, M. (2018). Educación Tecnológica 1. Alfaomega Grupo Editor Argentino.

Ávalos, M. (2018). Educación Tecnológica 2. Alfaomega Grupo Editor Argentino.

Balagué, L. J., Pastorino, G. N., Diosma, G., Martínez Alcántara, V., Fermoselle, G., Guaymasí, D. V., Videira, L., Valdés, C., Kuzmanich, R., Saparrat, M. & Balatti, P. A. (9-11 de septiembre de 2012). Aplicación de la metodología “análisis de producto Tecnológico” en la enseñanza de microbiología agrícola empleando inoculantes microbianos. IV Congreso Nacional y III Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias Agropecuarias. Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales. Recuperado de: https://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/21836

Bonardi, C. (2009). Tecnología 7 aula taller. Editorial Copiar.

Canal Encuentro. (2015, 16 de septiembre). Íconos de la industria nacional: Birome - Canal Encuentro HD [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=PaQJHBiPHnE

Castañeda, R. T. (2008). Análisis de objetos y lenguaje: Una relación de mutuo beneficio en la educación en tecnología. [Tesis de Magister] Universidad Pedagógica Nacional. Recuperado de: https://ivac-eei.eus/upload/fondos/documentos/209/analisis_de_objetos_r_castaneda.pdf

Derewianka, B. y Jones, P. (2016). Teaching language in context. Oxford University Press.

Gay, A. (2006). Glosario de cultura tecnológica. Ediciones TEC.

Gay A. y Alvarez A. (2000). Algo más sobre tecnología. INET Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología.

Gay, A. y Ferreras, M. A. (2002). La Educación Tecnológica. Aportes para su implementación. INET Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología.

Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires (2018). Educación Tecnológica: el proceso de diseño. ¿Cómo diseñar pensando en los usuarios? Ministerio de Educación e Innovación. Subsecretaría de Planeamiento e Innovación Educativa. Recuperado de: https://buenosaires.gob.ar/sites/default/files/media/document/2019/01/10/b142cf064d30e30fa07313bb26512bef5068c422.pdf

Halliday, M. A. K. y Martin, J. R. (2005). Writing science: Literacy and discursive power. Taylor & Francis.

Hirigoyen, M. A., Rinaudo, M. C. y Donolo, D. S. (2011). Incidencia de tareas de aprendizaje en la dinámica del interés. Un estudio en educación tecnológica. Revista Electrónica" Actualidades Investigativas en Educación", 11(1), 1-29. https://www.redalyc.org/pdf/447/44718060008.pdf

Marpegán, C. M., Mandón, M. J. y Pintos, J. C. (2005). El placer de enseñar tecnología: actividades de aulas para docentes inquietos. Ediciones Novedades Educativas.

Martin, J. R. y Rose, D. (2008). Genre relations. Mapping culture. Equinox.

Mautino, J. M. (2000). Tecnología 9. Editorial Stella.

Mautino, J. (2009). Didáctica de la educación tecnológica. Bonum.

Mautino, J. M. (2014). Didáctica de la Educación Tecnológica. Bonum.

Mautino, J. M. y Mensio, A. A. (1998). Tecnología 7. Editorial Stella.

Ministerio de Educación (2011). Núcleos de aprendizaje prioritarios. Educación Tecnológica. Presidencia de la Nación, Ministerio de Educación, Consejo Federal de Educación. Recuperado de: https://www.educ.ar/recursos/110575/nap-secundaria-educacion-tecnologica

Ministerio de Educación de la Provincia de San Juan (2017). Diseño Curricular Jurisdiccional de Educación Secundaria, Orientada y Artística. Recuperado de: https://educacion.sanjuan.edu.ar/mesj/LinkClick.aspx?fileticket=kSHRoobWgi8%3D&tabid=662&mid=1692

Rose, D. y Martin J. R. (2012). Learning to write, reading to learn. Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Equinox.

Universidad de La Punta (3 de julio de 2023). Educación Tecnológica. Análisis de productos. Recuperado de http://contenidosdigitales.ulp.edu.ar/exe/educaciontecnologia/anlisis_de_productos.html

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

Direitos de Autor (c) 2025 Carina Alejandra Rudolph, Daniela Paola Quiroga, Carla Inés Maturano

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
35
Feb 28 '25Mar 01 '25Mar 04 '25Mar 07 '25Mar 10 '25Mar 13 '25Mar 16 '25Mar 19 '25Mar 22 '25Mar 25 '25Mar 28 '254.0
|